Roteiro de monumentos históricos



Descrição da atividade

Professor de graduação em História propõe a seus alunos uma atividade de fotografia de monumentos históricos.

No roteiro proposto, os monumentos estão listados em uma sequência lógica, então as fotografias devem obedecer a essa ordem.

Alunos são divididos em duplas e têm o intervalo de uma semana para produzirem suas fotos pela cidade, seguindo o roteiro.

Cada participante instala o aplicativo Revelar em seu próprio smartphone.

Tags são monumentos históricos.

Há também as tags de identificação de grupo.

Cada imagem virá acompanhada da gravação de um áudio de 10s em que o aluno fotógrafo fala de suas impressões sobre o monumento em questão.

Cabe aos membros de uma dupla a coordenação das ações: quem vai tirar a primeira foto, quem produzirá a segunda, como irão se distribuir pela cidade.

A dupla que finalizar a produção de fotos do roteiro em menos tempo é presenteada com livros.

Ao fim do intervalo de uma semana, acontece uma avaliação dos resultados em sala de aula.

Configurações

  • Duração (tempo total) = 7dias
  • Tempo participante = 0
  • Tamanho time = 0
  • Tempo som = 10s
  • Tags selecionáveis = 0
  • Tags por foto = 1
  • Tags sequenciais = 0
  • Tags localizáveis = 1 (sim)
  • Inclusão usuário = 0 (não)

Comunicação da atividade

É o professor quem estabelece as regras do jogo e explica o funcionamento da atividade para os seus alunos. Uma vez que utilizarão seus próprios smartphones, os alunos são orientados a baixar o aplicativo Revelar previamente.

Desdobramentos

  • Resultados são avaliados em sala de aula na semana seguinte
  • Professor elabora um website/blog onde as fotos dos alunos são postadas
  • Há um estímulo para que os próprios alunos comentem as fotos, manifestando suas opiniões
  • Alunos votam nas melhores combinações foto+justificativa; autores vencedores são premiados com livros/revistas